Como lidar com as dificuldades de aprendizagem?

19.set.2016

Como lidar com as dificuldades de aprendizagem?

Não conseguir entender um problema matemático de primeira é normal. Porém, quando as dificuldades de aprendizagem se tornam frequentes na escola, o apoio dos pais é importante para a criança enfrentar essa situação e melhorar sua qualidade de vida.

Segundo a psicóloga Mônica Fernanda Neukamp Wille, o estudante com problemas é aquele que, apesar de ter as bases intelectuais apropriadas para o conhecimento, não consegue aprender com os mesmos métodos utilizados para os demais. “O rendimento dos alunos com dificuldades de aprendizagem fica abaixo de sua capacidade”, explica.
A criança ou o adolescente que enfrenta esses obstáculos não consegue entender o que é passado em sala de aula, além de ter dificuldade para explicar o que está aprendendo. Felizmente, é possível reverter esse quadro e garantir uma melhor compreensão do conteúdo escolar. A seguir, veja algumas dicas da especialista.

Identifique dificuldades de aprendizagem
É preciso que os pais se mantenham presentes na vida escolar dos filhos. Observar os cadernos, identificar como a criança lida com os materiais e, é claro, perguntar sobre a aula são dicas que podem facilitar a compreensão do que está acontecendo. “Muitas vezes, o problema de aprendizagem pode surgir devido à dificuldade em se organizar”, destaca a psicóloga.
Ficar de olho na lição de casa é outra atitude indispensável. Acompanhar esse momento e conversar sobre o conteúdo aprendido em aula pode indicar possíveis dificuldades do aluno. “Os pais percebem se ele está conseguindo dar conta ou se está sempre com dúvidas, sem saber o que ou como fazer as atividades”, explica Mônica.

Ajude a contornar o problema
O primeiro passo é ajudar na organização e no cumprimento das tarefas. Vale lembrar que ajudar não é resolver os problemas pela criança. Mônica explica que essa atitude pode causar sensação de incompetência na cabeça dos pequenos. “Os pais podem apoiar e incentivar, mas nunca fazer o trabalho para terminar mais rápido ou porque sabem fazer melhor”, adverte.
Retomar o conteúdo da aula e tentar explicá-lo novamente pode ser um caminho para contornar dificuldades de aprendizagem mais simples. Indica-se, também, conversar com o professor responsável pela turma do seu filho, explicar a situação e tentar encontrar outras saídas.
Segundo Mônica, alguns casos também podem pedir a ajuda de um psicólogo. O profissional auxilia o jovem a lidar com conflitos emocionais que, às vezes, acabam atrapalhando os estudos. Ele também pode orientar os pais a como lidar com essa situação.

Fonte: Vivo mais saudável


ÚLTIMOS ARTIGOS

14/ago/2023

A agressividade na infância: como a psicanálise pode ajudar a lidar com essas emoções

A agressividade é uma das emoções mais comuns e naturais que fazem parte do desenvolvimento […]

LER MAIS >
31/jul/2023

Relacionamentos Abusivos – Será que me enquadro neles?

Os relacionamentos são uma parte fundamental de nossas vidas, inclusive na infância. No entanto, é […]

LER MAIS >