Ajude seu filho a superar o medo do escuro

30.dez.2019

Ajude seu filho a superar o medo do escuro

Qual criança nunca teve medo do escuro?

A grande questão é saber o que fazer para que o seu filho passe por essa fase e supere os seus medos. Então, para auxiliar nesta tarefa aqui estão algumas dicas que podem funcionar na sua casa.

 

Entre na brincadeira

O medo vem do desconhecido e não podemos banalizá-lo. Por isso, nada de diminuir o sentimento da criança com “não tem nada aí embaixo da cama” ou “vira para o lado e fecha o olho”.

Liberte a criança que existe em você e use a imaginação. Brinque como se você também estivesse vendo o monstro e espante-o junto com o seu filho. Explique que a criatura também sente medo do escuro, por isso se esconde debaixo da cama e diga que não existe perigo nenhum.

 

Meia luz

Colocar abajur ou pisca-piscas de luz fraca para iluminar o quarto também é uma ótima alternativa para o medo do escuro, além de deixar o quarto com um ambiente aconchegante.

 

Companhia na cama

Além da luz suave no quarto, um bichinho de pelúcia pode ser um ótimo companheiro para sua criança na hora de dormir.

As crianças se sentem protegidas com o bichinho e pode até sonhar com diversas aventuras vividas com seu companheiro de sono.

 

Rotina Regrada

Uma rotina de sono bem definida, sem eletrônicos à noite e com música suave também pode ajudar a criança a se acostumar e dormir no escuro desde pequena.

 

É interessante observar também que, além do medo, há a questão da necessidade de companhia.

Uma mera aversão ao escuro pode ser resolvida com uma luzinha no quarto, mesmo que o ideal seja dormir com as luzes apagadas para beneficiar a produção de melatonina (o hormônio do sono).

Mas, às vezes, esse não é o caso. A criança pode procurar pela mãe ou o pai e não ter medo por causa da falta de luz, e para isso a melhor dica é se fazer presente, conversar com o filho, estabelecer limites, ler livros e cantar músicas antes dele dormir.

 

Fonte: Revista Crescer.


ÚLTIMOS ARTIGOS

14/ago/2023

A agressividade na infância: como a psicanálise pode ajudar a lidar com essas emoções

A agressividade é uma das emoções mais comuns e naturais que fazem parte do desenvolvimento […]

LER MAIS >
31/jul/2023

Relacionamentos Abusivos – Será que me enquadro neles?

Os relacionamentos são uma parte fundamental de nossas vidas, inclusive na infância. No entanto, é […]

LER MAIS >