Disciplina positiva: Como educar sem castigos e ameaças?

5.jan.2022

Disciplina positiva: Como educar sem castigos e ameaças?

Às vezes quando uma criança está fazendo a famosa “birra” a primeira coisa que nos vem na cabeça é punir de alguma forma, ou ameaçar qualquer coisa para que elas parem de chorar imediatamente. Mas essas são mesmo as melhores saídas para educar alguém?

Parece que não, mas algumas coisas que falamos para os filhos durante a infância podem influenciar muito no tipo de adulto que eles se tornaram. Pensando nisso, foi criada a Disciplina positiva, que visa um jeito mais justo de explicar as coisas para uma criança.

E para praticá-la, a primeira coisa que um pai ou cuidador deve fazer é entender que a empatia é necessária. Sabemos que não é fácil ser adulto, mas também não é nada fácil ser uma criança e ainda estar tentando fazer um sentido para todo o mundo ao seu redor, e elas merecem explicações mais coerentes para os “não pode” ou “pare de fazer isso”.

Esse é um dos principais pontos da disciplina positiva. Não tem nenhum problema falar essas frases, mas tentar explicar os porquês de uma forma que seu filho(a) vá entender é algo sempre positivo! Não tente impor as coisas na criança de forma bruta, e busque a conversa.

Além de que, crianças passam por muitas frustrações diariamente por ainda estarem se desenvolvendo e entendendo tudo, por isso, tem vezes que é importante deixá-las chorar. Todos nós precisamos deixar as emoções fluírem, é saudável. E ao permitir que elas passem por isso, pode ser até que se acalmem naturalmente

Por isso, da próxima vez que sua criança começar a agir de forma malcriada, tente pensar em todos esses fatores, respirar fundo, e buscar entrar em consenso com ela e com o que ela está sentindo no momento.


ÚLTIMOS ARTIGOS

14/ago/2023

A agressividade na infância: como a psicanálise pode ajudar a lidar com essas emoções

A agressividade é uma das emoções mais comuns e naturais que fazem parte do desenvolvimento […]

LER MAIS >
31/jul/2023

Relacionamentos Abusivos – Será que me enquadro neles?

Os relacionamentos são uma parte fundamental de nossas vidas, inclusive na infância. No entanto, é […]

LER MAIS >