18.nov.2022
Em mundo ideal, toda família conta com dois responsáveis pelos filhos. Entretanto, isso não acontece na maioria dos casos, e no Brasil isso se torna cada vez mais comum. Desse modo, uma questão que está sempre relacionada ao assunto é sobre qual o tamanho dessa ausência para o psicológico dos filhos.
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a falta de presença dos pais sempre será sentida pelos filhos. Isso acontece por vários motivos, como por exemplo, a falta de paciência, os combinados não cumpridos, o não conhecimento sobre quem o filho é, do que gosta, o que faz ao longo do seu dia, quem é seu amigo preferido, qual sua comida predileta, o desenho que mais gosta de assistir e assim por diante. Esses detalhes são de suma importância para a criação de um vínculo real com a criança.
Essa preocupação do dia a dia é o que nos faz uma família de verdade. Aproveitei cada momento, dúvida da escola, sobre o corpo, mundo e até mesmo sobre você, para se aproximar do seu filho e trazer ele cada vez mais perto.
Vale lembrar que não é necessário passar 40 minutos das 24 horas de um dia com eles, mas de qualidade ao invés de somente tempo.
Indo em frente, essa falta de contato pode gerar inúmeros problemas para os pequenos. Os pais ausentes podem gerar baixa autoestima, ansiedade, insegurança, desnutrição, problemas de obesidade, dentre tantas outras coisas.
Por fim, é preciso entender que pais ausentes transformam filhos em pessoas extremamente carentes.
Vale disso, é preciso ter em mente que um profissional especializado no psicológico infantil é um grande aliado neste universo tão complexo chamado mente. Confie nele, e escute sempre o que o seu filho tem a dizer sobre seus problemas.
Outros posts que podem te ajudar:
A relação entre um ambiente familiar saudável e o futuro de uma criança
Adolecentes | 0