O sorriso do bebê e a felicidade

23.out.2013

Uma das questões que mais preocupam jovens pais de bebês é identificar o momento em que a criança passa a ter percepção do mundo. Um dos indícios da chegada desse momento é a forma como os bebês esboçam seus primeiros sorrisos. Assim como as lágrimas, este é um dos primeiros mecanismos que a criança encontra para se comunicar com quem está a sua volta.

O médico Caspar Addyman, que estudou sobre o tema no Birkbeck College, em Londres, garantiu que crianças sorriem em resposta a sensações prazerosas a partir de um mês de idade, muito antes do esperado. Addyman afirmou também que entre dois e quatro meses, os sorrisos passam a ser por motivos mais específicos.

O médico acredita que estudar as risadas dos bebês pode ser eficiente na ajuda a identificar o desenvolvimento das mentes infantis. Para ele, se a risada significa entendimento de algo, isso também se aplica aos bebês. Achar graça é sinal de desenvolvimento do cérebro.

Uma das brincadeiras para se testar essa teoria é aquela em que o adulto esconde o rosto para depois mostrá-lo novamente ao bebê. Nos primeiros meses, por não ter a percepção de mundo, a criança sorri porque achava que a mãe ou o pai não estavam mesmo por perto. Com o passar do tempo, a criança aprende que o adulto só estava escondido e passa a achar graça da simples brincadeira de se esconder

Não se deve, portanto, subestimar o senso de humor de uma criança, pois elas conseguem captar o ritmo de uma conversa, de uma história engraçada ou de jogos feitos para ela. Isso faz com que a risada seja uma importante ferramenta de comunicação para a criança antes mesmo que ela aprenda a falar.

Fonte: Mídia News


ÚLTIMOS ARTIGOS

11/jan/2026

A dificuldade da criança em expressar emoções e como o sofrimento infantil se manifesta além das palavras

Quando a criança não consegue explicar o que sente: o que os pais precisam compreender […]

LER MAIS >
1/jan/2026

Quando a Criança Não Consegue Explicar o Que Sente: O Que os Pais Precisam Compreender

É comum que pais de crianças pequenas se sintam angustiados ao perceber mudanças de comportamento […]

LER MAIS >