Descubra o que dizer quando uma criança não para de perguntar o porquê de tudo

13.mar.2017

Como qualquer pai pode comprovar, crianças na idade pré-escolar fazem até 70 perguntas por hora, segundo algumas pesquisas. Lá para os cinco anos, muitas dessas perguntas se tornam “porquês” bastante complexos, pois essas crianças pedem várias explicações sobre o mundo que as rodeia. Mas o que fazer quando se é confrontado por dezenas de perguntas todos os dias, como “por que as estrelas vão embora quando amanhece?”
O nova iorquino The Science of Us cita um trabalho de Matteo Colombo, professor de filosofia da Tilburg University, na Holanda. Colombo sugere que as respostas mecânicas são uma boa maneira de abordar o problema. Por exemplo, quando uma criança perguntar “por que aquela janela quebrou?”, você responde “porque alguém jogou uma pedra nela.”
Infelizmente, o famoso “porque sim” não é uma boa estratégia. A pesquisa mostrou que crianças que não recebem respostas explicativas são muito mais propensas a fazer outra pergunta ou repetir a anterior.
Um estudo de 2009 disse que “Quando crianças em idade pré-escolar recebem uma explicação para suas perguntas, elas ficam mais satisfeitas (como é evidenciado pela concordância delas).
“Quando as crianças não recebem uma explicação, mostram-se persistentes em perguntar novamente ou criam suas próprias respostas.”


ÚLTIMOS ARTIGOS

1/jan/2026

Quando a Criança Não Consegue Explicar o Que Sente: O Que os Pais Precisam Compreender

É comum que pais de crianças pequenas se sintam angustiados ao perceber mudanças de comportamento […]

LER MAIS >
3/fev/2025

A Importância da Saúde Mental Infantil e Como Cuidar do Bem-Estar das Crianças em 2025

Nos últimos anos, a saúde mental infantil tem recebido cada vez mais atenção, e em […]

LER MAIS >