1.abr.2014
Cada criança possui a sua personalidade e algumas têm certas dificuldades em controlar as emoções nos primeiros anos de vida. É comum ver crianças gritando, puxando os cabelos e até mesmo mordendo. Essas atitudes são normais para crianças agressivas.
O mimo, como os brinquedos, a alimentação dada à boca, e todo o conforto do colo dos pais pode colaborar para o agravamento desse comportamento na grande maioria das crianças. É preciso estar ciente de que outros fatores podem contribuir nestas reações.
Os modelos comportamentais apresentados em casa podem interferir nas atitudes da criança. Os comportamentos dos pais, irmãos mais velhos, e outras pessoas próximas são espelho para o comportamento das crianças.
Os pais que cedem a vontade dos filhos a todo instante estão alimentando o comportamento negativo. Existem outras formas de dar carinho às crianças, como contar uma historinha e brincar um pouquinho antes de dormir. As crianças precisam da companhia dos pais e esses momentos são essenciais para o fortalecimento de vínculos.
Às vezes é necessário ser firme e não ceder aos caprichos do filho. Mantenha-se calmo e mostre alternativas positivas para que a criança consiga se controlar. Agir como ela, gritando ou dando shows, não é o ideal.
Trate-a com carinho, mas se fizer malcriação, retire algo que ela goste de fazer por algum tempinho, por exemplo. Isso fará com que ela perceba que há “algo errado” no ar. Sendo assim, uma “sementinha” será plantada e os seus atos compulsivos, ainda mais controlados.
Fonte: Supernanny
Todos | 0
