5.fev.2018
Os cientistas sabem há algum tempo que o contato das pessoas com a natureza pode trazer uma série de benefícios, como a redução do estresse e o aumento da motivação. Agora, um estudo realizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que para as crianças este contato pode trazer ainda mais uma vantagem: a melhora da performance na sala de aula.
Publicada recentemente no jornal Frontiers in Psychology, a pesquisa descobriu que as crianças de 9 e 10 anos ficam significativamente mais atentas e comprometidas com o trabalho escolar após uma atividade educativa ao ar livre.
Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores acompanharam alunos do terceiro ano em uma escola no oeste norte-americano durante 10 semanas. Neste intervalo, as crianças tiveram uma atividade por semana ao ar livre e os cientistas avaliaram o grau de envolvimento dos estudantes nas aulas subsequentes, observando, entre outras coisas, o número de vezes que o professor precisou redirecionar a atenção dos alunos distraídos, usando frases como “sente-se”, ou “volte ao trabalho”.
Além disso, um observador externo avaliou, por meio de fotos, o engajamento das crianças após uma aula normal e depois de aulas ao ar livre. Os resultados também confirmaram: os alunos ficaram mais envolvidos na segunda situação. “Vimos que os professores puderam ensinar ininterruptamente por um período quase duas vezes maior que o normal”, disse umas das responsáveis pelo estudo, Ming Kuo.
Para a professora Maria Ângela Carneiro, da Faculdade de Educação da PUC-SP, a experiência foi bem-sucedida não apenas por conta do contato com a natureza, como também porque desconstruiu o modelo acadêmico tradicional.
“Do ponto de vista pedagógico, é interessante mesclar uma atividade mais agitada com uma mais calma, pois isso atrai as crianças para uma maior concentração. Geralmente, a escola é estática, no que diz respeito ao físico, mas as crianças têm a necessidade do movimento”, explica a educadora.
A escola do seu filho não tem atividades ao ar livre com frequência? Calma. Maria Ângela ressalta que estar ao ar livre não é a única forma de aumentar a concentração das crianças, ainda que indique que é importante investir na diversificação do ambiente. Para ela, ao escolher uma escola para os filhos, os pais devem observar também se a instituição proporciona atividades lúdicas e um aprendizado com menos cobranças. “Dessa forma, a criança vai aprender de forma mais perene”, finaliza. Fica a dica.
Crianças | 0