Consequências da ausência dos pais na vida de uma criança

31.mar.2022

Consequências da ausência dos pais na vida de uma criança

Todos sofrem com a distância, e as crianças não são diferentes. Isso impacta tanto na ausência como no desenvolvimento e aprendizado dos pequenos, podendo acarretar traumas psicológicos. E, apesar de existirem algumas razões para essa ausência, há formas de contornar essa situação tornando ela mais saudável e menos traumática e dolorosa para a criança.

Estabelecer um vínculo com elas desde pequenas, o auxílio para a formação de caráter, a afetividade delas para com outras pessoas, a influência direta nas maneiras de agir e pensar, saber o que é certo e errado, são apenas alguns exemplos do que pode ser muito diferente, pela falta da presença.

Essa ausência pode trazer alguns fatores piores para a criança, como desenvolvimento de problemas de saúde, incômodo com a presença dos pais, baixa autoestima, ansiedade, insegurança, diminuição no rendimento escolar, entre outros.

Como citado anteriormente, mesmo que pareça muito complicado, há formas de melhorar isso e ter mais presença na vida dos pequenos. Separe sempre um tempo para brincar, conversar ou assistir algo com seu filho, isso irá amenizar essa falta que a criança sente durante o tempo que está fora. O cansaço do trabalho pode falar mais alto muitas vezes, mas isso irá fazer muita diferença para ela.

Você, pai e mãe, é a peça chave na participação do bom desenvolvimento do seu filho, logo, é essencial a sua presença ali constantemente.

 

Outros posts que podem te ajudar:

Influência da separação nos filhos

https://anapsicologa.com.br/depressao-em-criancas-pequenas/

Psicóloga Infantil em Santos


ÚLTIMOS ARTIGOS

14/ago/2023

A agressividade na infância: como a psicanálise pode ajudar a lidar com essas emoções

A agressividade é uma das emoções mais comuns e naturais que fazem parte do desenvolvimento […]

LER MAIS >
31/jul/2023

Relacionamentos Abusivos – Será que me enquadro neles?

Os relacionamentos são uma parte fundamental de nossas vidas, inclusive na infância. No entanto, é […]

LER MAIS >