19.jan.2022
Algumas crianças podem ser muito tagarelas quando pequenas, e depois crescer e ficar muito tímidas e caladas. Ou até serem agitadas em casa e quietas em ambientes de socialização. Dois casos que podem causar preocupação nos pais, e que podem ter várias explicações diferentes.
Porém, a resposta mais comum é que quando estamos crescendo, é normal que nos encontremos em situações confusas, já que nossa mente não está completamente desenvolvida e ainda estamos analisando e percebendo tudo ao nosso redor. Principalmente em ambientes novos, a criança precisa processar tudo, por isso é importante dar espaço para que se sinta confortável, e não a pressione para se soltar.
O que pais e cuidadores podem fazer para ajudar é realizar atividades que estimulem a autoconfiança e conversação dessa criança em casa. Como por exemplo jogos de interpretação, mímica, imitação, etc. ou até mesmo começar a incentivá-la a conversar com mais pessoas.
Mas é importante lembrar também que não se deve obrigar uma criança a cumprimentar pessoas, ou ter qualquer interação que não queira. E que se for observado que essa timidez e insegurança está afetando sua vida, é recomendado consultar um profissional.
Crianças | 0