11.maio.2022
As cores são uma das coisas que estão presentes de diversas formas no nosso dia a dia, e isso tem sua relevância, seja em roupas, objetos ou o que estiver ao nosso redor. Na infância isso não é diferente, pois a psicologia das cores é de extrema importância na educação infantil, influenciando diretamente na criatividade e no controle emocional das crianças.
Escolas infantis, como creches e berçários, utilizam desse método nas próprias cores do local, como a sala do soninho ser de tom verde ou azul-claro, cores que incentivam o repouso e descanso, e a sala de aula ser de tonalidades amareladas ou alaranjadas, para estimular alegria e energia. Essa utilização estratégica traz, de uma forma prática, sensações positivas e o melhor aprendizado nos pequenos.
Além dos ambientes, é preciso também de práticas que estimulem isso. No ensino infantil, é comum ver professores utilizando jogos e brincadeiras com cores, e apesar de pensarmos que é apenas para brincar e tomar tempo por as crianças terem períodos mais livres e experimentais, esses jogos influenciam no desenvolvimento, na inteligência emocional e na criatividade das crianças.
Algumas formas de trabalhar as cores em atividades são desenhar, colorir e brincar com tintas, com supervisão. Pode-se combinar também músicas e histórias nessas dinâmicas.
Outros posts que podem te ajudar:
Psicóloga Infantil em Santos
Crianças | 0