16.out.2014
Estabelecer comparações entre seu filho e outras crianças da mesma idade porque as mães gabam-se de um suposto “desenvolvimento acelerado” de seus filhos ou sentir-se diminuída porque outras crianças parecem evoluir mais rápido que a sua é um dos piores erros que uma mãe pode cometer. “Cada criança tem um tempo de desenvolvimento”, explica a pediatra Amira Consuelo, do Departamento de Pediatria do Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
“Existem diversas escalas mostrando as habilidades da criança de acordo com sua faixa etária”, explica pediatra
Ela recomenda que, durante as consultas de puericultura, os pais conversem com o pediatra sobre o desenvolvimento da criança, seu comportamento, linguagem e habilidades. “Ele irá verificar, baseado nas informações colhidas e no que for observado, se o bebê está evoluindo bem”, continua.
“Existem diversas escalas mostrando as habilidades da criança de acordo com sua faixa etária. A Caderneta da Criança do Ministério da Saúde mostra algumas dessas habilidades”, explica Amira.
Assim, deve-se dar atenção a tais escalas e manter a paciência dentro de cada uma deles, mesmo que seu filho apresente o desenvolvimento esperado mais próximo do final do intervalo. “O que não pode é extrapolar aquele tempo em que a maioria das crianças da idade adquiriu determinada habilidade e não fazer nada”, diz Amira. Se esse for o caso, o pediatra encaminhará a criança para o tratamento adequado. Antes disso, nada de desespero.
Fonte: Mídia News
Todos | 0
