22.mar.2013
22/03/2013
Aos olhos dos pais, a chegada do segundo bebê da família é motivo de alegria. Muitos dizem até que um irmão é o melhor presente que o primeiro filho poderia ganhar. Só que nem sempre os primogênitos veem a situação desta maneira. É comum os mais velhos terem reações agressivas em relação ao “pequeno intruso” ou resgatarem comportamentos de etapas pelas quais já passaram como querer chupeta e fralda novamente. A situação, por mais conflituosa que pareça, é natural e deve ser trabalhada no dia a dia.
Mesmo as crianças maiores, que demonstram alegria com a chegada do bebê, podem acabar tendo reações negativas, principalmente por causa do comportamento dos familiares. A compreensão dos pais é essencial, mas isso não significa perder o controle sobre o filho mais velho.
Dicas para evitar atritos entre o primogênito e o bebê
– Durante a gestação, estimule o primogênito a tocar sua barriga e demonstre carinho por essa interação entre ele e o filho que ainda nascerá.
– Inclua o mais velho na preparação para a chegada do bebê: mostre as roupinhas quando começar a montar o enxoval e peça a opinião dele em relação aos objetos do quarto, por exemplo.
– Diga que precisará de sua ajuda nos cuidados com o caçula, que será pequenininho e necessitará de atenção, assim como aconteceu com ele quando era recém-nascido.
– Reforce que gosta da fase mais avançada pela qual ele passa, que é uma vantagem poder contar com uma criança com suas qualidades nesse momento de mudança.
– Seja tolerante com as possíveis reações negativas, mas sem perder o controle da situação.
– Mantenha atividades e brincadeiras para serem feitas exclusivamente com o filho mais velho. O espaço dele dentro da rotina da família deve ser preservado.
– Evite mudanças significativas, como troca de escola e retirada de chupeta, mamadeira ou fralda.
– Elogie atitudes positivas.
Fonte: Delas
Crianças | 0
