9.nov.2012
Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, concluiu que através de brincadeiras diárias, as crianças exercitam uma nova prática de aprendizado.
Elas se baseiam em estatísticas, experiências individuais e observação de seus colegas, assim como fazem os cientistas.
Esta comprovação, feita pela pesquisadora Alison Gopnik, destaca como as experiências vividas pelos pequenos de até 6 anos são importantes, pois se envolvem na maneira em que o ensino é estruturado.
Segundo Gopnik, as crianças têm ideias incomuns para a resolução de alguns problemas, mais até do que os adultos.
Mas como foi possível que ela descobrisse que crianças ou bebês – que ainda nem falam -, são capazes de realizar análises estatísticas?
Essa resposta veio através de experimentos realizados para testar a capacidade reflexiva de crianças cada vez mais novas.
Por exemplo:
Em um teste feito por Alison, crianças a partir de dois anos observaram uma máquina que acendia e tocava música quando certos objetos eram colocados sobre ela.
As crianças viram que quando colocado sobre a máquina, o primeiro bloco ativava luzes e música em duas a cada três vezes.
Um segundo bloco ligava as luzes e a música duas a cada seis vezes que era colocado na máquina.
A seguir os examinadores pediram que as crianças fizessem a máquina acender suas luzes e tocar música. “Elas viram a máquina ativar duas vezes em ambos os casos, mas se elas estivessem calculando a probabilidade da máquina ativar, deveriam preferir o primeiro bloco, que a ativou duas a cada três vezes, e foi exatamente o que elas fizeram”, explica Gopnick.
Um novo panorama
Antigamente, o entendimento sobre o modo de pensar das crianças pequenas, era de que elas eram incoerentes e só visualizavam o que acontecia naquele momento e tempos depois já não se lembravam de nada ou quase nada.
Hoje, as escolas levam em conta sua capacidade de experimentação e constroem o conhecimento delas, e não somente transmitem informações.
Fonte: Estadão
[author] [author_image timthumb=’on’]http://anapsicologa.com.br/wp-content/uploads/2012/04/ana.jpg[/author_image] [author_info]Agende uma entrevista: (13) 9712-0225 | email: contato@anapsicologa.com.br |
Ana Carolina Principessa (CRP 06/83167) é psicóloga em consultório particular onde atende crianças, adolescentes, adultos e idosos em Santos (SP).[/author_info] [/author]
Crianças | 0
