ATENDIMENTO
O QUE FAÇO
Psicanálise individual para crianças,
adolescentes, adultos e idosos.
Atuação em Psicopatologia, com foco na Psicossomática.
O processo psicanalítico é uma experiência de contato emocional entre analisado e psicanalista em ambiente propício à reflexão, que busca auxiliar o indivíduo a se reestruturar e a se sentir mais livre e confiante para usufruir de suas potencialidades e motivações.
COMOFUNCIONAO TRABALHOANALÍTICO?
Nas sessões semanais, é solicitado que o analisado se concentre melhor em si mesmo. Dessa forma, o analista ouve o que ele tem a dizer da forma mais livre que puder. É a chamada "associação livre de ideais".
Por meio desse método, o analista chega às fantasias e aos desejos inconscientes relacionados aos sintomas. Assim, também praticando esse livre pensar, o profissional comunica ao analisado o que percebe.
Mas não com conselhos e opiniões pessoais, afinal, o objetivo nesse caso é auxiliar a pessoa a chegar às suas próprias conclusões, precisando cada vez menos (ou mesmo eliminando de vez a necessidade) de referências externas para elaborar o julgamento de sua conduta.
A consequência desse trabalho, quando bem realizado, é o analisado aprender a falar cada vez mais livremente sobre si, para julgar suas percepções e conduta. Com o tempo, o analisado vai aprendendo a linguagem própria da análise e falando cada vez mais livremente sobre si.
RECEBA AS PRINCIPAIS
NOTÍCIAS E ATUALIZAÇÕES
Assine a newsletter e acompanhe os artigos e notícias sobre
psicologia e comportamento infanto-juvenil
ATENDIMENTO
Adultos e idosos
Sentimentos intensos de tristeza, desvalia e falta de perspectiva diante da vida, principalmente no caso de idosos; medos excessivos; sentimentos de aflição e ansiedade; comportamentos repetitivos.
Crianças
Dificuldades de comunicação e relacionamento com o pais, irmãos e outras crianças; dificuldades com aceitação de limites e frustrações, dispersão, irritabilidade e agressividade, agitação incontrolável; tristeza e apatia; dificuldades com o ambiente escolar; dependência excessiva dos pais; uso exagerado de internet e/ou jogos eletrônicos; tiques, rituais repetitivos de natureza obsessiva; distúrbios do sono; masturbação excessiva; alterações de hábitos alimentares.
Adolescentes
Tendência ao isolamento; dificuldades nos relacionamentos grupais; dificuldades escolares; falta de concentração; dificuldades com relação à sexualidade; uso de drogas; questões relativas a limites no comportamento.