Um bom relacionamento entre irmãos: saiba o que fazer quando os seus filhos brigam

5.dez.2016

Um bom relacionamento entre irmãos: saiba o que fazer quando os seus filhos brigam

As brigas entre irmãos são um problema muito comum que afeta todas as idades e todas as famílias. No entanto, às vezes estas brigas podem ser mais graves e frequentes do que o habitual, por isso, é necessário que ensine os seus filhos a darem-se bem uns com os outros desde muito pequenos.

Porque é que as crianças brigam?
Os conflitos entre irmãos são habituais desde os primeiros anos de vida. Nesta idade as crianças são muito egocêntricas e, além disso, querem chamar à atenção dos seus pais. Desta forma, qualquer momento é bom para discutir pelos jogos, pelo quarto, pela comida, pela roupa, pela televisão, etc.
A rivalidade pode surgir quando os mais pequenos percebem que nem tudo é suficiente para todos os irmãos, por isso, é necessário competirem entre eles para obterem a atenção, o carinho e o tempo dos seus pais. As crianças também tendem a ficar com ciúmes ao verem a sua posição familiar ameaçada por “outro”, o que aumenta a intensidade das brigas. Contudo, esta rivalidade é necessária para que as crianças estruturem a sua personalidade e socializem com outras pessoas. As crianças não têm o amadurecimento suficiente para resolverem os seus próprios problemas sozinhas e, dessa forma, os pais devem ter paciência e saber como atuar para que estas pequenas brigas não se convertam em pegas constantes.

Como deve atuar?
Para prevenir estas brigas tente manter os seus filhos ocupados o maior tempo possível, sobretudo, quando se aperceber de que pode haver uma pega.
Se a discussão for leve, o melhor é não intervir já que assim os seus filhos começam a aprender a solucionar os seus problemas.
Preste atenção e brinque com as crianças mostrando-lhes que se estão a portar muito bem quando estão tranquilas.
Quando um dos seus filhos se queixar dos privilégios do outro, explique-lhe que cada um tem o que pode dependendo da idade.
Evite comparar um filho com o outro. Se o fizer só vai aumentar a rivalidade e os ciúmes entre eles.
Tente perceber o que necessitam os seus filhos para solucionar da melhor maneira possível, por exemplo, se um dos seus filhos pensa que o irmão tem mais carinho, que passa mais tempo com o irmão do que com ele.
Não castigue apenas um dos seus filhos, já que dois não discutem se um não quiser. Se houver um castigo deve ser o mesmo para ambos.
Não proteja sempre o mais pequeno nem o que considere mais fraco. Dessa forma, não aprenderá a defender-se por sim mesmo.
Em muitas ocasiões o objetivo das brigas é chamar a atenção dos pais, pelo que a melhor opção é, se a zanga for demasiado forte, mandar as crianças para o mesmo quarto. Sem os pais presentes de certeza que irão preferir não discutir.
No entanto, não deve tomar partido de nenhum dos seus filhos nem tentar encontrar um culpado. Apenas deve intervir se vir que um deles é sempre a vitima injustamente.

Fonte: Todo Papás


ÚLTIMOS ARTIGOS

14/ago/2023

A agressividade na infância: como a psicanálise pode ajudar a lidar com essas emoções

A agressividade é uma das emoções mais comuns e naturais que fazem parte do desenvolvimento […]

LER MAIS >
31/jul/2023

Relacionamentos Abusivos – Será que me enquadro neles?

Os relacionamentos são uma parte fundamental de nossas vidas, inclusive na infância. No entanto, é […]

LER MAIS >