Salto alto no sapato de crianças pode prejudicar o desenvolvimento

24.abr.2017

Salto alto no sapato de crianças pode prejudicar o desenvolvimento

É cada vez mais comum vermos meninas de todas as idades – inclusive algumas bem pequenas ainda – usando sapatinhos com salto. O problema é que nem sempre esses saltos são baixos e adequados para a faixa etária em que se encontram. Mas qual é o limite saudável de salto para crianças? A partir de que idade as garotas podem usar saltos altos?

Salto pode atrapalhar o desenvolvimento
Os pés das crianças devem encontrar espaço e mobilidade para crescerem e se desenvolverem. Por isso, quanto mais confortáveis, estáveis e macios eles forem, melhor. O uso de sapatos altos em crianças pode acarretar uma série de problemas, com impacto tanto na infancia quanto depois, na idade adulta.
O uso indiscriminado do salto em crianças causa desequilíbrio na postura, o que acaba encurtando a musculatura da perna parte posterior e alterando a posição da coluna. Além disso, os pés podem apresentar deformidades no formato, bolhas, calos, lesões de pele, problemas nos tendões, entre outros. A criança pode também sofrer de dores nas pernas por conta da atividade excessiva da musculatura.
Caso o uso seja indispensável em algumas ocasiões, como eventos, leve um par mais confortável de sapato, sandália, tênis ou sapatilha infantil para substituir o calçado assim que possível.

Substitua por calçados adequados
Se sua pequena faz questão de usar salto, especialistas recomendam que a troca seja feita por calçados com plataforma – desde que a altura dela não ultrapasse 4 centimentros e não eleve demos o calcanhar em relação aos dedos.
Alguns cuidados são essenciais para preservar a saúde dos pés de meninas e meninos. Nunca calce neles sapatos que já estão apertados ou bastante gastos pelo uso. Sandálias são excelentes opções, pois deixam o pé bastante livre. Em caso de doures ou desconforto, sempre procure o ortopedista para mais orientações.

Fonte: Diario dos Campos


ÚLTIMOS ARTIGOS

14/ago/2023

A agressividade na infância: como a psicanálise pode ajudar a lidar com essas emoções

A agressividade é uma das emoções mais comuns e naturais que fazem parte do desenvolvimento […]

LER MAIS >
31/jul/2023

Relacionamentos Abusivos – Será que me enquadro neles?

Os relacionamentos são uma parte fundamental de nossas vidas, inclusive na infância. No entanto, é […]

LER MAIS >